terça-feira, 19 de outubro de 2010

DIA DAS CRIANÇAS - QUANDO EU CRESCER

Esse é o Pedrinho, lindo e simpático. Gosta da pastora. É filhinho do Leandro e da Marcela e agora tem uma irmãzinha, a Gabriela.

Lembrei-me de uma ilustração muito conhecida que relata que um pai resolveu sair para passear sozinho na praia. Queria andar e pensar um pouco sobre a vida. Seu filho pequeno percebeu e quis caminhar também. O pai disse que não e foi embora, mas depois de alguns passos olhou para trás e viu o filhinho dando pulos para colocar os pezinhos exatamente onde ele havia pisado. A bronca foi esquecida quando a criança falou: pai, quando eu crescer quero ser igual a você!

Quantas mães também já não se enterneceram ao verem suas meninas usarem o sapato alto, bijuterias e maquiagem e andarem pela casa, imitando-as? Quantas vezes pais e mães levaram um susto ao verem seus filhos falando e agindo exatamente como eles? A realidade é que os filhos imitam os pais e mães, mesmo sem perceberem e ainda que não queiram.

É por esse motivo que a Palavra de Deus tem muitas recomendações para que os pais ensinem os filhos, por palavras e ações. Uma delas está em Deuteronômio 6.4-8: “Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te”.

Se nas gerações passadas muitos filhos sofriam pela extrema autoridade sobre eles, hoje é pela falta de limites e a resistência de muitos pais de exercerem seus papéis. Além disso, temos uma sociedade que quer nos dizer que cada um é dono de si e deve desenvolver suas próprias convicções, especialmente as religiosas. No entanto, essa mesma sociedade procura impor seus valores em todos os momentos, colocando-se no lugar dos pais. Quantos querem roubar o coração dos nossos filhos!

“Ensina a criança no caminho em que deve andar...” (Provérbios 22.6) é um grande desafio, uma ordem que é cumprida principalmente quando os pais não desperdiçam a grande influência que têm sobre os filhos, desde os primeiros anos da criança. E se os pais dependerem de Deus, o amarem e o obedecerem, certamente os filhos poderão imitar os seus passos e tanto pais como filhos serão bem sucedidos “Não se aparte da tua boca o livro desta lei (..); porque, então, farás prosperar o teu caminho(..)”(Josué 1.8).


(Pra. Zenilda Reggiani Cintra, publicado em OJB, 10out10) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário