quarta-feira, 31 de julho de 2013

MULHERES NA MINHA HISTÓRIA

Resolvi dia desses fazer um doce de banana. Não sou muito de inventar na cozinha porque fui de um segmento da minha geração cuja última coisa que gostaríamos de fazer como mulheres era cozinhar. Tive que aprender e desenvolver amor por essa tarefa porque decidi constituir família e entendi que comida tem a ver com demonstração de amor. Existe coisa mais gostosa do que estar reunida com a família ao redor da mesa?

Pois bem, então fui fazer o doce. Descasquei as bananas, cortei-as em pedaços e lembrei que alguém, mãe? avó? tinha me falado que queimar o açúcar e colocar depois a banana deixava o doce com aquela cor bonita e foi o que fiz. Em seguida, lembrei-me que alguma mulher, irmã? tia? tinha me ensinado que doce de banana precisa ter cravos para aprimorar o sabor e, então, coloquei-os. Pensei: qual é o ponto do doce? Lembrei-me que uma amiga? irmã da igreja? deu-me a dica que o doce está bom quando começa a despregar do fundo da panela. E não é que o doce ficou uma delícia! Todos gostaram e logo não havia sobrado mais nada.

Fiquei pensando quantas mulheres influenciaram a minha vida nas mais diversas áreas e me ajudaram a construir a minha identidade feminina, a maneira de portar como mulher, de cuidar de mim e das coisas do dia a dia, de trabalhar no Reino de Deus, de demonstrar amor, de escrever e tantos outros detalhes. Lembrei-me da minha mãe, das irmãs, das avós, das tias, das amigas, das professoras, das mulheres da Bíblia, das minhas companheiras de ministério e jornada cristã e tantas, tantas outras que marcaram e marcam a minha história e me fizeram ser quem sou. Pensei também que todas elas são resultado de outras mulheres que passaram por suas vidas e todas nós juntas somos frutos de muitas gerações. Que herança maravilhosa, que legado precioso que cada uma de nós tem!

É claro que nem tudo sempre é perfeito, mas é tão bom olhar para nós mesmas e gostar daquilo que vemos, do resultado da influência de tantas mulheres que se importaram conosco ou que Deus colocou em nossa genealogia. À medida que amadurecemos em Cristo e em nossa personalidade temos condições de lançar esse olhar de gratidão a Deus por nossa herança feminina, reconhecendo que tudo que aconteceu nos fez as pessoas que somos e nos dá as condições para fazermos diferença no mundo.

A influência que exercemos sobre a vida de outras mulheres, a começar daquelas que estão em nossas casas e famílias, mas também se estendendo às outras com as quais convivemos, é algo que precisa estar bem claro para nós. Trilhar um caminho de generosidade e de solidariedade ao invés de uma estrada solitária ou de competição e indiferença é o que nos dará a liga, o elo com as mulheres ao nosso redor.  Podemos nos ajudar de maneira informal ou na formalidade de um grupo com intencionalidade de crescimento. O fato é que precisamos umas das outras, das orientações, das palavras amigas, do encorajamento, das orações, do companheirismo e alegria que só o caminhar juntas pode nos oferecer. E aí então o resultado será muito saboroso, melhor ainda que o meu doce de banana.
(Pra. Zenilda Reggiani Cintra, publicado em Visão Missionária, UFMBB, 3T13)

Nenhum comentário:

Postar um comentário