terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O HOMEM QUE NÃO QUIS VOAR

“Deviam ter me avisado que a comandante era mulher. Eu não voo com mulher no comando”, disse um passageiro a bordo de um avião no Aeroporto em Belo Horizonte (Portal IG, 22maio2012). A atitude preconceituosa causou um pequeno tumulto porque os demais passageiros vaiaram o homem e os agentes da Polícia Federal foram chamados para expulsá-lo da aeronave. Tudo isso provocou o atraso do voo em cerca de uma hora.

O presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, comandante Gelson Fochesato, lamentou a situação dizendo que “nem mesmo nos Emirados Árabes, um lugar mais restrito em relação às mulheres, aconteceu isso. A aviação brasileira conta com mulheres há pelo menos 30 anos e é muito estranho e absurdo ocorrer este tipo de situação. Há mulheres comandantes no mundo inteiro e nunca tivemos notícia de uma situação como esta” (Portal IG).

Fico imaginando o sentimento daquela comandante que, após muito estudo e horas de treino e obtendo seu registro pela Agência Nacional de Aviação, precisou encarar uma pessoa que se recusava a voar por que provavelmente considerou que não chegaria em segurança com uma mulher no comando.

Mas há tantas outras situações em que o preconceito se revela. Há pessoas, inclusive mulheres, que não se consultam com médicas, por exemplo, ou com dentistas, ou ainda não gostam de ter chefes ou gerentes mulheres. Há pessoas que não aceitam que suas igrejas tenham mulheres como vice-presidentes e demais funções da diretoria,  ou ainda como diaconisas e pastoras e até como professoras da EBD.

Certamente, esse passageiro teria as suas justificativas. Talvez usaria até textos da Palavra de Deus para embasar sua atitude como fizeram os escravagistas no passado e como fazem os fundamentalistas hoje para justificarem seus preconceitos contra mulheres. Até quando a questão de gênero suplantará o chamado de Deus e a competência?

O cântico registrado em Juízes 5 exalta ao Senhor pela ação vitoriosa de uma mulher, Débora, a única juíza em um ambiente predominantemente masculino, escolhida por Deus para liderar e julgar o povo em questões legais e religiosas. Baraque reconheceu a liderança de Débora e foi corajoso o bastante para se recusar a ir para a batalha contra os opressores cananeus sem a sua presença. Assim o povo de Israel pode ter paz novamente por mais 40 anos.

Que o cântico de Débora seja o de todas as mulheres que servem ao Senhor: “Avante, minh’alma! Seja forte! Assim pereçam todos os teus inimigos, ó Senhor! Mas os que te amam sejam como o sol quando se levanta na sua força" (Juízes 5.21,31).

Zenilda Reggiani Cintra - Texto publicado em OJB em11nov12

3 comentários:

  1. ✿❀✿¸¸¸.•*´¯`❀ ✿ ✿❀¸¸¸.•*´¯`❀ ✿ ✿¸¸¸.•*´¯`❀
    ----,(¯`:´¯)══❤▒) Feliz Natal e um 2013
    ─(¯ `•.\|/.•´¯)══❤▒)na presença do Senhor!
    (¯ •.⋐(█)⋑.•¯).❤═▒)Te convido a visitar ...
    ─(_.•´/|\`•._)═❤▒)e também seguir.
    ----.(_.:._)═❤▒)Retribuirei o carinho...
    ✿❀✿¸¸¸.•*´¯`❀ ✿ ✿❀¸¸¸.•*´¯`❀ ✿ ✿¸¸¸.•*´¯`❀
    http://frutodoespirito9.blogspot.com/

    P.S. Visite o blog do irmão J.C.- Discípulo de Cristo.
    Mensagens abençoadoras:
    http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    Fique na gloriosa paz do Senhor.

    ***Lucy***

    ResponderExcluir
  2. Amada em Cristo, entrei no seu abençoado blog, e verifiquei que aqui há vida, e que o amor de Jesus impera.
    Dou-lhe os parabéns por este belo blog, que é mais uma ferramenta para levar a Palavra de Deus.
    Tenho um blog que fazia gosto se o conhece-se, O peregrino e servo.
    Também ficaria honrado se fizesse parte dos meus amigos virtuais.
    Decerto que irei retribuir.
    Fique na paz de Jesus. Com votos de um Ano Novo cheio de vitórias em Cristo.
    António Batalha.

    ResponderExcluir
  3. Querida Pra.Zenilda muito agradável visualizar e ler seu blog,mas coloque assuntos masculinos também,par que possamos interagir juntos e,assim completarmos a plenitude de Deus e pregarmos e conduzir este mundo para Cristo.
    Que belo o ministério pastoral junto com seu marido.Lindo!!!!!!
    Parabéns pelo ministério.

    ResponderExcluir